domingo, 29 de janeiro de 2017

Janeiro Roxo ... Previna-se !


Campanha Mundial De Combate a Hanseníase

A campanha Janeiro Roxo veio com o intuito de potencializar o combate a Hanseníase, uma das doenças mais antigas da humanidade que se tem conhecimento e a qual já deveria ter-se erradicado ...

Mas o que é Hanseníase?


 A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o  Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no en­tanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Mas como ela é transmitida?


A transmissão principal é pelas vias respiratórias superiores de pacientes multibacilares não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do vírus no corpo. E quais os sintomas?

Os sintomas da hanseníase são principalmente manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, mas também incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). Como se dá a prevenção?

 A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença. Procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para saber como realizar esse exame, ele é super rápido e simples!


 A hanseníase tem cura! O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.




Fontes:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/hanseniase
http://www1.imip.org.br/imip/noticias/campanha-janeiro-roxo-alerta-populacao-sobre-a-hanseniase.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hanseniase