domingo, 5 de fevereiro de 2017

Alerta: O Aedes Aegypti vêm se tornando mais resistente!




Em uma entrevista ao fantástico, Artur Timerman médico infectologista, alerta que o mosquito Aedes Aegypti tem conseguido se adaptar melhor ao ambiente ao qual está inserido. Conseguindo, por exemplo, se reproduzir em menor quantidade de água e menos limpa. (https://www.youtube.com/watch?v=JPlmc4P0qco&t=58s)Em uma entrevista ao fantástico, Artur Timerman médico infectologista, alerta que o mosquito Aedes Aegypti tem conseguido se adaptar melhor ao ambiente ao qual está inserido. Conseguindo, por exemplo, se reproduzir em menor quantidade de água e menos limpa. (https://www.youtube.com/watch?v=JPlmc4P0qco&t=58s)





+
Campanha contra o Aedes Aegypti








Alerta: Novos casos de Febre Amarela !




febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. 
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Minas Gerais confirma novos casos e óbitos
O Ministério da Saúde informa que, entre os 206 casos de febre amarela notificados até esta quinta-feira (19/01/2017) em Minas Gerais, 34 foram confirmados, sendo 23 mortes. Além desses diagnósticos concluídos, outras 31 mortes suspeitas e 141 casos suspeitos ainda estão sendo investigados. Para auxiliar na intensificação da imunização em Minas Gerais, o Ministério da Saúde enviará a partir desta sexta-feira (20/01/2017) mais duas remessas de vacinas para o estado, totalizando 800 mil doses contra febre amarela. Vale ressaltar que já foram enviadas neste mês de janeiro 1,6 milhão de doses extras.
A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.
A recomendação de vacinação para o restante do país continua a mesma: toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão fora da área de recomendação para a vacina.
É importante informar que a vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, o total distribuído foi de mais de 16 milhões de doses. A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/febre-amarela
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/27377-febre-amarela-minas-gerais-confirma-novos-casos-e-obitos